segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Drenos, pontos e um colchão roído!


Olá amigos e amigas da Nucha!
Hoje fomos à Clinicão  com a Nucha para tirar os  drenos.
Retirei-a ao colo do carro e já não a coloquei no chão até à Clínica. O Gabriel tratou de fechar as portas e tomar conta das chaves. E , no regresso, ficou com as mesmas tarefas, trazendo os medicamentos e a toalha da Nucha.
Fomos atendidos pelo cirurgião que operou a Nucha que, como  eu a levava ao colo,  perguntou se ela não andava!! Eu disse que sim, mas que ainda não subia nem descia degraus e até  quando lhe pegava ela tinha dores ao dobrar as pernas. Ele achou melhor ajustar a medicação analgésica para que ela não sofra nada mesmo.
A cirurgia foi "agressiva", uma mastectomia bilateral, com a retirada dos dois nódulos que havia, mais a esterilização total é obra, ainda mais numa cadelinha de quase 17 anos, por isso houve o máximo cuidado com todo o pré e pós operatório lá na clínica, e assim querem continuar.
Como ainda há líquidos a sair dos drenos, o doutor  optou por deixar os drenos mais dois dias. Disse-me que numa mastectomia unilateral pode deixar-se só um dreno, mas neste caso, era mais seguro assim, com dois,  e , apesar de nós termos de lá voltar mais vezes, ele preferia ir avaliando e só os tirar quando houvesse segurança de que não havia líquidos lá dentro.
Depois fez-se a limpeza da sutura e, como a pele está irritada em volta, trouxe uma pomadinha para aplicar e ajudar na regeneração e também a já conhecida clorexidina, um líquido cor-de-rosa, para desinfetar a sutura duas vezes ao dia.
Eu já conheço estes procedimentos e estes nomes, pois há um ano atrás estávamos a acompanhar a recuperação do Davis e isto fazia parte da rotina. Há diferenças, claro, a Nucha é pacata e colabora nos tratamentos, o Davis era um jovem maduro com quase 7 anos de idade (que não chegou a completar), com uma personalidade muito forte e um temperamento especial e quase 25kg! As cirurgias que ambos fizeram foram muito diferentes também, mas para tratar qualquer coisa no Davis era era preciso no mínimo  duas ou três pessoas!
Fiquei também  a saber a remoção dos pontos (prevista para segunda feira) vai ser feita por vezes, atendendo à idade da Nucha, e avaliando sempre o estádio de cicatrização, até porque a sutura é  bem comprida. Ainda  temos muitas visitas à Clinicão à nossa frente até acabar agosto. Para já, a próxima é quarta-feira.
Por enquanto, por aqui,há um cheirinho de ervas aromáticas pela casa toda hoje, parece cânfora e eucalipto e alfazema tudo misturado! É da pomada da barriga da Nucha!Por onde ela passa...o perfume fresquinho fica!
Ela acaba de roer um colchão que servia de caminha! Roeu o plástico da cobertura e parte da esponja. Anda irritadita, coitada. Há que ter paciência, nós e ela!
A foto lá de cima foi tirada antes da cirurgia, claro. Ela continua de colar, como podem ver!



1 comentário:

  1. Tadinha da Nucha! Está irritada coitadinha, também tem razão não é mesmo? Se Deus quiser vai passar rapidinho e logo, logo ela estará livre das medicações e do colar que com certeza a incomoda.
    É sempre muito bom saber notícias da Nucha.

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!