quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um susto valente!

Olá amigos e amigas da Nucha!

Hoje as notícias não são muito boas, mas podiam até ser piores, por isso não vou estar com mais rodeios e vou já contar o que se passou. Desde há dois dias que a Nucha não anda muito bem. De manhã vai comer dois grãos de ração e o resto fica lá.  Mais tarde acaba por ir comer o resto mas ao lanche não come as duas bolachas e ao jantar não liga à comida também, é preciso chamá-la e dar-lhe alguma à mão e só assim é que come. Passa o tempo todo a dormir e apenas pede para ir à rua. Quando chega à rua até parece uma campeã, farta-se de caminhar como se nada se passasse. Mas quando volta só quer ir dormir novamente. Hoje de manhã não tocou novamente na ração. Já andávamos preocupados pois se há coisa que ela tem é um senhor apetite! 

Hoje, à hora do almoço eu estava deitada no sofá cheia de dores de cabeça e a Nucha estava deitada em cima das minhas pernas, em cima da manta. Estava na hora de almoçar pelo que me sentei e chamei por ela. A Nucha não se mexeu. Eu fiz-lhe uma festinha e ela continuava quieta, parecia morta. Agarrei-a e ela continuava inanimada, parecia um peluche, com o focinho e as patinhas descidas. Tentei abrir-lhe os olhos mas eles estavam mesmo cerrados, tentei espreitar e eles estavam voltados para cima. Ela parecia mesmo morta. No entanto eu conseguia sentir o coração dela, ela não estava morta. Continuei e chamar por ela e a fazer-lhe massagens, mas ela não reagia. Fiquei aflita e liguei para a veterinária. Entretanto ela começou a acordar muito lentamente. Levei a Nucha embrulhada na manta. No carro ela foi deitada, não tinha forças. A veterinária examinou-a logo e disse-me que a Nucha tinha de ficar. Só a fui buscar já depois das 19.30 horas. Fizeram-lhe todos os exames e análises possíveis. Está tudo normal mas ela tem os olhos afectados, o direito quase não o mantém aberto e o esquerdo vai estando ora abertinho ora meio fechado, tem uma pupila retraída o que pode indicar uma lesão no tronco cerebral. A Nucha deve ter tido o que a gente chama um AVC, coitadinha. Os olhos até podem recuperar, vamos aguardar. Podia ter sido bem pior. 

Quando chegou a casa saltou logo para a minha cama! O comportamento está igual, os reflexos não parecem estar diminuídos. Ao jantar comeu a ração toda e fartou-se de saltar para a mesa a pedir tudo: pão, peixe e maçã. Demos em pequenas doses e também os medicamentos. Agora vai tomar a medicação e vamos ficar - ainda mais - de olho nela. Ela está sempre tão fresca e arrebitada que até nos esquecemos que tem muita idade! Fomos agora à rua passear e fazer xi-xi e a Nucha já queria ir correr mundo!! Mas não pode, ela não é uma jovem! Temos de estar preparados para estas coisas, ela é mesmo muito velhota e que qualquer novo dia pode ser o seu último dia de vida. Mas hoje não foi, está ali na sua caminha, a descansar.

6 comentários:

  1. Oi Clara!
    Fico arrepiada ao ler essas notícias...
    A Nucha se recuperou muito rápido e isso nos conforta, mas não deixa de ser preocupante.
    Eu também tenho todo cuidado com a minha menina, qualquer sinal estranho, corro ao veterinário.
    Esses anjos têm uma vidinha muito curta, por isso, precisamos oferecer todas as condições de mantê-los saudáveis.
    Estarei orando pela linda Nucha.
    Bjs...Magda

    ResponderEliminar
  2. Oh, que notícias tão preocupantes... Espero, do fundo do coração, que ela melhore a ainda viva muito tempo convosco. Nem quero imaginar o que vocês terão passado. As melhoras e muitas, muitas festinhas e mimos para a Nucha.

    E sim, os sinais são de AVC, assisti a um da minha mãe e foi assim, uma entrada em coma, um acordar lento e depois alguma sequelas. Mas se ela for corretamente medicada, com anticoagulantes, não voltará a acontecer.

    ResponderEliminar
  3. Estamos a rezar para que fique tudo bem com a Nucha...
    Imagino o desespero, ao ver a princesinha nesse estado.
    Acreditamos que a Nucha ainda vai vos dar muitas alegrias, durante muito tempo!

    Bjinhos e pensamento positivo!

    ResponderEliminar
  4. Ai, Clara, que susto eu também levei ao ler suas notícias!!

    Pobre Nucha...ai..sabe, em janeiro do ano passado, meu Lulu também teve um AVC. Ficou internado.

    Recuperou-se, e eu o trouxe para casa, mas, nunca mais foi o mesmo...ficou sem coordenação, cambaleante. Toma remédio para oxigenar o cérebro. Está idoso.

    Em dezembro teve insuficiência renal, estou eu mesma aplicando injeções...Estou como você...cada dia, é um presente, que ele me oferece...até quando Deus quiser.

    Espero que Nucha se recupere. Mande notícias.

    Tenham um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:)

    ResponderEliminar
  5. Olá Clara, eu também fiquei arrepiada a ler este post. Mesmo estando longe, tenho um carinho enorme pela Nucha e pelos anjos (vocês) que a acolheram e quero apenas que tudo corra pelo melhor. As melhoras para a Nucha e um abraço muito grande para as duas!

    ResponderEliminar
  6. Nossa que susto!!..Tadinha da Nucha, graças a Deus que ela está se recuperando. Aproveitem muito essa menina doce e linda. Estou na torcida pela melhora completa da Nucha. Eu adoro essa menina.

    Beijos, Néia

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!