domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Nucha está bem, obrigada!



Olá amiguinhos!
Estas fotografias foram tiradas no dia a seguir ao susto! Estou a mostrar as vistas da varanda à Nucha pois ela é pequena e não consegue espreitar, como fazia o Davis! A Nucha ainda tem o cateter na patinha, debaixo da ligadura. Fomos removê-lo só ao fim da tarde. Aqui, como podem ver, ela está muito bem, já tem os dois olhos bem abertos. Para o final do dia, o olhinho da direita já estava mais fechado novamente e muito congestionado. Hoje, Domingo, os dois olhos estão bem! Ela está a reagir bem à medicação, apenas faz muito mais xi-xi por causa da cortisona. Também está muito mais vivaça e voltou a comer normalmente!
Ao final da tarde fomos à clínica veterinária, que a essa hora estava cheia de bichinhos. A Nucha não simpatiza com gatos! Também vimos um pequeno cão que era uma fera! Quando saíu do consultório nem acreditávamos que pudesse ser tão minúsculo e tão bravo!O exame não despistou mais nada. Aparentemente ela estava bem, era só preciso continuar a vigiar.Depois veio o momento doloroso de pagar a conta. 150 euros. Foram feitos muitos exames e análises, mais internamento de uma tarde. Resultado: uma factura gorda. É complicado quando estas surpresas acontecem. Desejo que a Nucha não fique doente pois é mau a todos os níveis. Não queremos que ela passe mal, e, além disso, o dinheiro não abunda. A minha situação neste momento não é particularmente boa, com baixas e medicação continuadas, consultas médicas com especialistas a que não posso fugir. Além, claro, das exigências normais do dia-a-dia. É preciso fazer uma grande ginástica com o orçamento familiar! Mas, claro, a Nucha é um membro da família pelo que se está doente tem de ser tratada. Mas em relação ao Davis fui confrontada com um montante tão elevado que não conseguiria ter pago sem ajuda de muitos. É um desespero quando somos confrontados com essa realidade de pura e simplesmente não termos dinheiro para salvar os nossos companheiros de quatro patas. Seria muito bom que as despesas de assistência médica e medicamentos com os nossos animais pudessem ser deduzidas no IRS. É um sector privado sem alternativa pública. Mas a tendência para o conjunto das deduções humanas (saúde, educação, casa, seguros) é a sua diminuição, por isso, que esperanças para esta ideia? Zero. O que temos aí é mais IRS e menos deduções. E 23% de IVA na factura dos cuidados veterinários é simplesmente indecente. Anteontem fui à livraria e o senhor disse-me que os espectáculos eróticos pagam IVA à taxa reduzida, 6%! Será possível? Diz que é cultura!
Lá viemos para casa e quando chegámos eu coloquei-a no chão e ela foi à sua vida. Eu fui apenas poisar as coisas e quando a voltei a ver "o diabo disfarçado de fofinha" já tinha arrancado e engolido o pequeno penso que trazia no lugar do cateter!!!! Lá fiquei eu novamente apreensiva! Será que lhe ia fazer mal? Será que se dissolvia no estômago?!! A Nucha é uma marota, ai é,é. Obrigada pelos vossos carinhosos comentários e por se interessarem pela nossa raposinha! Um bom Domingo para todos!

9 comentários:

  1. Sei bem que não é fácil pagar as contas de veterinário. Aqui em minha cidade, o custo de um veterinário é muito alto também mas, como você disse, nossos animais são membros da família e como tal merecem todo o nosso amor e cuidados veterinários quando precisam. Fico muito feliz em saber que a Nucha está se recuperando, como eu já disse, sinto um carinho enorme por essa menina doce.
    Uma excelente semana pra vocês com muitas bençãos do Senhor!

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar
  2. A Nucha é uma raposinha muito linda e merece todos os cuidados, eu sei como é difícil quando surgem esses imprevistos com altos custos, os meus 3 velhinhos já me deram muitos sustos e na hora de pagar foi quase um desespero! O mais importante é que ela está bem e espero que continue assim pra sempre, mas sem engolir coisas!
    Beijos
    Laís e Pink

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que as notícias são boas, andava apreensiva...

    ResponderEliminar
  4. Ah, Clara, querida, que bom que a linda menina está bem e sem sequelas...e já está aprontando...hehehehe

    Quanto aos gastos...ai...dói no bolso mesmo. Aqui em São Paulo, os veterinários cobram preços abusivos em tudo!!!

    Se eu ficar sem dinheiro, sou capaz até de ir tirar emprestado, só para socorrer um animalzinho. Mas, graças a Deus, aperto de todos os lados e vamos levando...o importante é vê-los sem dor...

    Querida, tenha uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderEliminar
  5. Opa, ainda bem que só cá vim espreitar hoje...assim só vi as boas notícias!! Bolas que susto...eu começaria logo a panicar:S
    Tadinha da Nucha...ainda bem que a Clara estava em casa!! Quando eles adoecem começamos a tremer por todos os lados...porque os amamos e porque tememos as contas exorbitantes! Eu tenho seguro para eles e confesso que dá um jeitão! Só não mudo para o da Mapfre porque o meu vet não tem acordo, mas tem condições espetaculares! Mas informe-se, Clara! Por mês não se nota e na hora facilita;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!
      Obrigada pela dica, mas a Nucha é muito idosa para se fazer Seguro... :(

      Por outro lado, a "minha" veterinária e a Clinicão, aqui na Figueira da Foz, são super atenciosos, muito profissionais e não exploram os utentes - sentimo-nos acompanhados nas doenças dos patudos e isso faz toda a diferença! ;)

      Eliminar
  6. Ola, tenho andado ausente e ainda não tinha tido oportunidade de visitar este seu cantinho. A Nucha é linda :). Espero que fique bem rapidamente :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que a Nucha melhorou! Ela merece o melhor! :D

    No que respeita à questão do IVA, seria cómica se não fosse tão triste e revoltante. As leis do nosso país ainda tratam os animais como objectos e isso mete-me nojo. É nestas coisas que se vê o nosso atraso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!