terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tantos cães à espera de uma família!

Na APAFF - Associação de Protecção aos Animais Abandonados da Figueira da Foz, assim que chegámos vimos a Nucha pois ela deu sinal, anunciando a nossa presença, ladrou e abanou muito a cauda longa!! Estava numa casinha de madeira com vista para a estrada que dá acesso ao terreno da APAFF, rodeado de árvores. Fomos ter com ela e a Nucha levantou-se logo e deu-nos as patinhas, muito simpática! Fomos depois recebidos por uma voluntária e por Florbela Brísida, uma das responsáveis pelo albergue, que nos explicou as tarefas dos voluntários. De seguida fui visitar os animais albergados. 
Pela encosta todos queriam festinhas e davam as patas. São na sua maioria mansos e querem logo brincar. Estão ali mais de 200 animais à espera de um dono. Quando nos vêem desatam todos a ladrar ao mesmo tempo, é impressionante! Há animais sem raça definida, outros em que podemos adivinhar cruzamentos. Mas também há cães de raça...e gatinhos, que andam ali à solta, que vêm dar turras e aceitam festas. O Gabriel acabou por ficar com a Nucha à entrada - eram muitos cães e ladravam muito, ele preferiu ficar com aquela linda cadelinha, mais isolada. 
Talvez se tenham passado quase duas horas pois o abrigo é grande e acaba por ser maravilhoso estar rodeada de tantas raças diferentes, tantos cães de portes diferentes, cores e formas de nos olhar! Fiz festas a todos exceptuando alguns que estavam nas boxes.  Voltei para levar o meu filho comigo pois ele iria gostar de ver alguns dos cães. "Se levarmos algum, levamos aquela, sim mãe? É uma cadela," dizia o Gabriel. Mas eu não queria!! Outro cão em casa? Era cedo demais, ainda andava a arrumar coisas do Davis no sotão! Nessa altura eu já tinha as calças e a camisola cobertas de pó - os cães rebolavam-se no chão e ofereciam a barriga para pedir festas, metiam as patas em cima de mim, bom cobri-me de pó! Todos têm a sua casinha, o seu abrigo, e há árvores no terreno. Não é um local desagradável de visitar e está tudo limpo, sobretudo de pensarmos no número de animais ali protegidos e, certamente, que todo o trabalho é voluntário e nem sempre há quem esteja disponível.
Ao fim da tarde havia pessoas a levarem cães para casa. Ao sábado de tarde é dia de adopção. Voltámos para junto da Nucha. Estávamos encantados com ela.

3 comentários:

  1. Foi paixão à primeira vista!!
    Acho que os animais nos escolhem e foi isso exatamente que aconteceu. O destino já estava traçado.
    Fico muito feliz quando leio esses relatos!
    Parabéns Clara e Gabriel! Adotar um animal é um ato de Amor!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Espero que a APAFF e outras associações assim tenham muitas visitas como a vossa!

    ResponderEliminar
  3. A história da Nucha é cada dia mais bela. Eu espero que ela possa viver muito tempo com esta linda família, eu sei que ela já tem 16 anos mas tenho certeza que com muito amor ela vai viver muitos anos mais. Fico feliz que a APAFF seja um lugar limpo e agradável porque vemos muitos abrigos sujos e tristes aqui no Brasil e muitos animais abandonados nas ruas.
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!