sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E o xi-xi, Nucha?!






Olá de novo! Uma coisa que eu não pensei quando trouxe a Nucha para casa foi que a Nucha não estava habituada a ir à rua fazer as suas necessidades. Ela vivia na rua, na sua casinha de madeira! Nós tínhamos ensinado o Davis, enquanto cachorro, usando a técnica do jornal, e ele aprendeu muito rapidamente onde fazer o seu xi-xi. E a Nucha?  Como íamos ensinar? Da mesma forma? De outra forma por se tratar de um animal adulto habituado ao albergue? Felizmente, e antes que eu tivesse tido tempo para ir ao Google pesquisar, a Nucha começou a pedir para ir à rua!! Fez apenas 3 pequenas pocinhas dentro de casa porque ainda não sabíamos o que ela pretendia, mas rapidamente se tornou claro - a Nucha vem ter connosco, chia baixinho e por vezes até ladra, raspa com as patinhas na nossa perna, e caminha na direcção da porta da rua. Se estamos de pé, salta para nós e coloca as patitas da frente na nossa barriga, depois corre para a porta. Parecia ter sido ensinada! Tivemos muita sorte, achamos nós! Ela é mesmo uma querida!
Em relação à casa, ela mostrava e ainda mostra uma enorme curiosidade em relação a tudo o que a rodeia. Se abro um armário ou uma gaveta, ela espreita, se abro o frigorífico, ela espreita. Anda sempre atrás de nós e por vezes até já lhe pisamos as patinhas! Pedimos desculpa e fazemos-lhe logo muitas festinhas! Já aprendemos a andar com mais cuidado pois o mais certo é ela estar atrás de nós a espreitar o que estamos a fazer! Na cozinha quer sempre ver o que estamos a preparar - achamos que ela tem o faro muito apurado. Levanta-se nas traseiras, mete as patinhas da frente em em nós ou na banca e fica a observar e a ver se lhe cabe algum petisco! 
Ela fica algumas tardes sózinha mas até agora não estragou nadinha, não roeu nada, nem sapatos nem móveis, nada! De início demos acesso à casa toda, mas acabámos por manter o meu quarto e o do meu filho fechados pois a Nucha perde muito pelo e além disso saltava para as camas e enroscava-se lá!!! Tem a sala, o corredor, a cozinha e a marquise para ela. A tiojoleira fica toda marcada com as impressões das almofadas! 
A Nucha em o hábito engraçado de escavar na caminha, revolve tudo! Depois aninha-se! E ultimamente salta para o sofá quando não estamos na sala e escava também, até tirar as cobertas protectoras...quando vê o sofá, pára! Felizmente!!!
A Nucha tentava ver o que se passava na rua mas como é pequena não chegava ao topo da janela da marquise. Nós demos uma ajuda com uma prancha. Mas ela não se habituou muito ao degrau! Deixamo-la ir à varanda da frente quando não está sol, por causa do nariz, quando estamos em casa.
Tentámos habituá-la a dormir na cama do Davis que é grande e fofa. Ela demorou a habituar-se mas agora já fica por lá mais tempo. Mesmo assim qualquer sítio serve para ela dormir, de preferência se se puder encostar a qualquer coisa, a parede, um armário. De noite raspava na porta da sala, onde está a cama, para sair e vir ter connosco. Agora já não faz isso, já se deixa aconchegar e fica deitada. Adaptou-se a tudo tão rapidamente que até parece mentira!

5 comentários:

  1. Mas, que princesa essa Nucha!!...Toda educadinha, que amor!!...como não se apaixonar por uma criatura linda dessas?...Impossível.

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar
  2. Que linda!
    Imagino a paixão que Nucha já despertou em todos da família!

    ResponderEliminar
  3. A Nucha é uma dama! O melhor de adotar um cão adulto é que já não estragam as coisas. Eu adotei a Luna quando ela tinha uns 3 anos (foi em fevereiro de 2000) e ela nunca estragou nada além de suas caminhas, ela também fica escavando as caminhas e acabam rasgando, agora uso cobertores ou camas mais baratas. Em compensação o Barum com seus 13 anos estraga tudo que estiver ao alcance até hoje...
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar
  4. A Lucy também escava na caminha e no sofá, revolve tudo, deve ser coisa de meninas ;)

    Sim, ela parece muito educadinha. Talvez já tenha vivido num prédio e, apesar de ter passado muito tempo no albergue, parece lembrar-se...

    ResponderEliminar
  5. A Nucha é tão linda! :D

    Parabéns pelo sucesso da adaptação!

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!