quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Exame veterinário no sítio do costume


Continuando com a história da adopção da Nucha, já era fim de tarde quando a APAFF nos emprestou uma trela e coleira. A Nucha vinha connosco. Afinal o nosso Davis era um cão ainda jovem (7 anos) quando aodeceu adoeceu gravemente. O que reservaria o futuro à Nucha? Ninguém sabia. Podia até viver com saúde até ao fim...!

Eu tinha na bagageira do carro uma toalha turca e embrulhei a Nucha nela. Parecia um bebé!! Fizemo-nos à estrada e em menos de 20 minutos já estávamos na Clinicão, o Hospital Veterinário que assistiu o Davis desde o seu nascimento. A equipa da Clinicão recebeu-nos afetuosamente da recepcionista Helena aos veterinários, todos vieram ver a nossa nova amiga peluda! Fizeram-lhe um exame geral e um raio-X e o que se encontrou foi um quadro compatível com a idade avançada, mas nada de grave. Na Clinicão dizem que ela talvez tenha menos que 16 anos, mas que 12 tem à vontade, a idade certa da senhora Nucha nunca vamos saber! O que é mesmo certo é que o coração da Nucha bate muito devagar, que ela precisa de ganhar algum peso, - isso era evidente pois os ossinhos estavam salientes no dorso, tinha 6kg mas agora já tem 10kg! - e que apresenta indícios de ter sido mãe! Uma mordidela ou acidente numa das patas provocou uma pelada que não mais passou, tem um nódulo na zona do pescoço, nada de mais. O mais sério é o nariz rosado e ferido, está muito sensibilizado, e por isso a APAFF deu-lhe uma casinha com telheiro, à sombra das árvores, para que ela não apanhasse sol. É uma zona difícil de tratar pois os cães lambem tudo o que se coloca no nariz!! O despiste da dirofilariose deu negativo também.

O que era preciso mesmo era dar-lhe um bom banho e fazer desparasitação pois a Nucha trazia uma comunidade de pulgas como bónus!!! Não sabia que existe um comprimido anti-pulga milagroso que após a toma mata as malditas bem mortas em 6 horas. Sabiam disto? É fenomenal.

Em casa a Nucha foi directamente para a banheira - a água saíu castanha! Usamos um champô normal para cão. A Nucha trazia um cheiro próprio que foi desaparecendo com os banhos e que tem a ver até com a alimentação, não apenas com o facto de ter estado no albergue. Depois secámos-lhe o pelo com o secador. Ela gostou quer do banho quer do ar quentinho, não resistiu ao tratamento de beleza e continuava a dar à cauda. Depois comeu a ração que tinha comprado na Clinicão e tomou o comprimido para matar o pulguedo! Seguia-nos pela casa, onde quer que fôssemos, sempre com a cauda a abanar!

À noite, estava com ela ao colo, sentada ao computador, e as pulgas começaram a cair em cima da toalha, 
que tinha colocado sobre os joelhos, mortas e bem mortas ! Adeus pulgas, yupiiii!!

Fui ao sotão buscar a cama do Davis pois já vinha aí a hora de dormir! Coloquei-a em cima do colchão mas ela preferiu sair dali e ir para a marquise, dormir na pedra e mais ao ar livre, fora de casa - era ao que estava habituada! Queria ver as estrelas, se calhar! Por algumas noites ela quis dormir lá fora! Entretanto os dias têm ficado mais frios e a Nucha já prefere o quentinho do lar! Amanhã voltamos com mais novidades da Nucha!









3 comentários:

  1. Posso imaginar a alegria da Nucha com uma família como a de vocês!!....Que história emocionante!...Bem se vê que a Nucha está feliz e tranquila ao lado de pessoas maravilhosas.

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar
  2. A Nucha é uma graça.Fico muito feliz com a escolha de voces de dar uma velhice tranquila para esta bela senhora.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. A Nucha deve ter sofrido mas agora está recebendo o melhor tratamento e todo o carinho que merece! É tão emocionante ler essas histórias felizes e ver as fotos da Nucha tão feliz!
    Beijos
    Lais

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!