quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Adoptar é fácil!







Olá de novo! Alguns de vós talvez tenham adoptado animais, mas outros não. Talvez pensem que é complicado, mas não é. Depois de terem gostado de um animal que viram num canil, num albergue, na internet, há alguns papéis para tratar, cuidados veterinários a acautelar e registos...e já está.

As organizações que tomam conta dos animais costumam ter algumas regras a cumprir. Na APAFF não complicam nada, apesar de serem cautelosos, conforme já disse anteriormente. Deram-me um Guia 4 patas com informações úteis  sobre cuidados básicos a ter com um cão adulto, responsabilidade do proprietário, vantagens da esterilização, principais doenças do cão. Assinei um termo de responsabilidade em como me comprometia a ser responsável pelo bem-estar da Nucha e sua posse. Ao trazermos a Nucha sabemos logo que podemos devolvê-la se surgir alguma incompatibilidade. O cão pode não se adaptar por muito que uma família o queira. Se isso acontecesse entraríamos em contacto com a APAFF e explicaríamos a situação. O que não nos é permitido é entregar o animal a outra pessoa. 

Temos um prazo de 15 dias para colocar o microship, vacinar e registar o animal na Junta de Freguesia e isso tem depois de ser comunicado à APAFF - eu entreguei fotocópia de tudo assim que estava feito. A APAFF quer que o animal seja esterilizado se por acaso não estiver. A esterilização pode ser feita em colaboração com a APAFF ou não.

Como foi para fazer o microship? Para que serve? Foi a Clinicão que tratou de tudo junto do SIRA - Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários. É a identificação dos animais de companhia. Serve para provar a propriedade e origem dos animais, evitar roubos e facilitar a recuperação de animais perdidos. É implantado sob a pele do cão, do lado esquerdo do pescoço e contém um código único no mundo. Este procedimento é indolor.

A Clinicão também administrou as vacinas - anti-rábica e outra que engloba a prevenção das patologias mais comuns - e a Nucha tem este Boletim Sanitário onde se anota também a  desparasitação com Milbemax e Advantix:



Quanto custa fazer o registo na Junta de Freguesia? É um processo complicado? Não sei se será diferente de animal para animal, ou se existem taxas diferentes consoante as Juntas de Freguesia onde se faz o registo. Para registar um cão como animal de companhia necessita de levar o boletim de vacinas actualizado, já com a vacina contra a raiva; a ficha de registo do microchip (entregue pelo veterinário aquando da colocação do chip) e  o seu bilhete de identidade. O proprietário do animal tem de ser maior de idade. Leve também o número de contribuinte. 

No caso da Nucha pagámos 6,85 euros, do registo e da Licença para cães (4,65 euros). A Nucha é um cão da categoria A, Cão de companhia. A Licença é válida até 20 de Setembro de 2013 e tem de ser renovada. Foi rápido de fazer! 

Quer a vacina anti-rábica quer o chip têm um preço variável consoante as clínicas veterinárias onde são levados os animais. Ao que sabemos o preço pode ir de 30 a 75 euros. No caso da Nucha, como existe um protocolo da APAFF destinado a incentivar a adopção de animais, recebemos um vale para abater no preço dos serviços da clínica. Foi um miminho bom! No meio do entusiasmo perdemos a factura da Clinicão e é por isso que não podemos dar aqui o valor exacto! Mas é mais ou menos isso.

Os preços da desparasitação
- Milbemax mastigável, 2 comprimidos, 8,00 euros (Indicado para a prevenção da dirofilariose canina, tratamento e controle de infestações intestinais por vermes redondos e chatos,- os nemátodos - uma vez por mês.)
- Advantix 4-10Kg Monopipetas - 4 pipetas com 1ml de produto. 17,95 euros (Repele carraças, flebótomos, mosquitos e moscas. Elimina carraças e pulgas. Aplica-se 1 pipeta no dorso do animal, ao longo da zona do pescoço, afasta-se o pelo e coloca-se directamente na pele, uma vez por mês.)



1 comentário:

  1. Eu fiquei admirada com o cuidado para com os animais em Portugal!!! Aqui no Brasil os adotantes não têm quase nenhuma obrigação, sei de muitos abrigos que uma pessoa adota um cão que nem vem castrado, vacinado ou saudável. Os novos donos muitas vezes apenas levam o cão pra casa e o mantêm acorrentado pelo resto de suas vidas. É muito triste, precisamos lutar por leis que protejam os animais, ainda existe muita maldade contra os animais.
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!