quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Banhinho...sabe bem!







Olá amigos e amigas da nossa Nucha!
Temos tido muito trabalho escolar e não tem sido fácil encontrar uns minutos para vir aqui.
A Nucha recuperou bem da cirurgia, esteticamente a costura nem se nota e fisicamente voltámos a ter a nossa Nucha de volta, até, talvez, mais enérgica! Custa a crer que tem já 17 anos! Contudo, não demorou muito o nosso tempo de sossego.
Há umas semanas a Nucha começou a coçar-se muito e, após um dos banhos, verificámos que ela tinha uma lesão de pele na perna. Aplicámos os ensinamentos da nossa  veterinária e desinfectámos a ferida(sim, já era ferida!) e pusemos a pomada habitual. No dia seguinte, consulta.
Trouxemos medicamentos de uso tópico e a cortisona em comprimidos, uma espuma formidável para lhe dar banho seco dia sim dia não e ...colar.
Fizemos o tratamento, mas a  nossa "velhota" aproveitou uns momentos de folga sem o colar e fez nova lesão. Voltámos à veterinária. Mais um corte de pelo para facilitar a limpeza e aplicação dos medicamentos, e ...colar dia e noite!
Esta semana mais uma lesão...
Sempre que acabamos o tratamento a comichão volta e aparecem novas lesões, pois a Nucha, apesar de ter dentinhos idosos, ainda se lambe e coça com força e não é preciso muito tempo para fazer lesão!
Ontem, voltámos à Clinicão.
Como sempre, a Nucha é recebida com afagos e mimos, e é uma festa na sala de espera, pois adora os outros caezinhos (mas rosna às fêmeas).
A Dra Ana, com a dedicação de sempre, e ponderando a idade e todos os efeitos colaterais de medicação mais forte, optou por um reajuste na cortisona e fez testes para doenças de pele mais complicadas (sarna e outra coisa que não sei o nome) - a  Nucha não tem nada de grave. Como é muito velhinha (apesar de não parecer) a medicação tem de ser muito bem ponderada, valorizando sempre os tratamentos coadjuvantes (banhos e "vitaminas para a pele"...), para que ela não sofra outras complicações, evitando-se coisas mais agressivas que poderiam resolver o problema, mas criar outros. É um equilíbrio difícil, mas compreendo perfeitamente a abordagem da veterinária e concordo com ela: temos de ir tentando e ajustando conforme a resposta do animal. Não há comprimidos mágicos!
Como o Davis era um shar pei e esta raça é conhecida pela sensibilidade da pele, já estou habituada a estes problemas e sei que demoram a tratar.Só que o Davis era um jovem e robusto animal, e podia "aguentar"  doses maiores de medicamento...era tudo proporcional, claro! Na velhice, a resposta também é mais lenta.
Trouxemos um antibiótico, mais uns coadjuvantes para tornar a pele mais resistente, e lá viemos de novo com o colar.
A Nucha passou uma noite mais calma, dormiu sem se coçar muito (de noite, ela mexia-se e virava-se e é impossível não acordar com os ruídos que fazia, pois agora dorme na cesta ao lado da minha cama e eu "vigio" o sono dela quer queira ou não queira). 
Vamos esperar que esta medicação acabe com a comichão de vez!
As fotos são de um dos banhos há umas semanas atrás -o banho é feito com um shampoo "anti-coceira" e ela parece fica melhor depois.


 A Nucha esticou-se toda na banheira!!Estava a gostar, não acham?




E aqui vai ela, toda embrulhadinha, para a secagem do pelo com o secador - dessa parte já não temos fotos, pois o Gabriel tinha de ir fazer os trabalhos de casa. Fica para a próxima!

6 comentários:

  1. Ah, que saudades da Nucha!! Fico contente por saber que está tudo bem e que ela anda a aproveitar muito as suas banhocas :))
    Beijinhos e festinhas

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de banho!
    A Nucha está linda! É muito bom vê-la tão bem e recuperada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Como a Nucha é boazinha para tomar banho!!! A Luna chora o tempo todo, quer sair do banheiro de qualquer jeito, dá um trabalho enorme. Essas velhinhas não são fáceis de cuidar, será que a ração pode dar alguma alergia? O Barum já teve uns problemas de pele e tive que trocar a ração por uma que não dá alergias mas era muito cara e ele gostava demais da ração, comia o dobro do que costuma comer. A Luna anda com dores e começou a fazer acupuntura, vamos esperar que melhore logo!
    Boas melhoras para a Nucha! Força!
    Beijos
    Laís e Pink

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. A raçao que ela come é própria para "senior" e é de uma boa marca, mas nunca se sabe se terão alterado algo na sua composição ...ela sempre comeu daquela ração desde que está connosco e nunca houve problema...mas...será? acumpunctura é formidável - melhoras para a Luna! Grata !

      Eliminar
  4. Oh que menininha mais doce!! Linda e boazinha! Amei a foto dela na banheira deitadinha, com certeza estava adorando o banho dado com tanto carinho e dedicação. Se Deus quiser esse comichão vai melhorar. Força menina linda, amamos você!

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderEliminar
  5. Nucha querida, saudades de você menina! Mande notícias!!...

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderEliminar

Decerto teremos mais novidades da Nucha quando regressar a este blogue para nos visitar! Até lá, e, se puder, apoie e promova a causa da adopção de animais abandonados!